Programa SMA e a Juventude

 

 

 

Programa SMA e a Juventude



Temos um ditado no Tibete que diz que praticar a virtude é tão difícil quanto fazer um burro subir uma colina, enquanto que se envolver em qualquer atividade destrutiva é tão fácil quanto fazer rolar grandes pedras colina abaixo. […] O que piora as coisas é a nossa tendência para nos entregarmos aos pensamentos e emoções negativos mesmo achando que não deveríamos. Temos, portanto, de combater de imediato essa tendência de deixar tudo para depois, de desperdiçar o tempo em atividades sem sentido, fugindo do desafio de mudar nossos hábitos sob a alegação de que a tarefa é grande demais. E, em especial, não podemos desanimar diante da magnitude do sofrimento alheio. As desgraças de milhões de pessoas não são motivo de pena. São a oportunidade para se desenvolver compaixão, um sentimento que implica solidariedade. Dalai Lama.


O “Programa SMA e a Juventude” é consequência da ação articulada da “Rede de Solidariedade de Atores Sociais e Culturais da Juventude” que age através de ações específicas com a pretensão de subverter as mais graves mazelas produzidas e reproduzidas pelos homens e mulheres na cidade de São Miguel Arcanjo – o trabalho infanto-juvenil semi-escravo, a prostituição infantil e de jovens e o aumento constante do consumo de crack e demais drogas entre crianças e adolescentes -, em vida boa e melhor para todos e para todas.

A equipe de trabalho desenvolveu um diagnóstico da realidade social do município e tem em mãos o documento resultante da Audiência Pública “Políticas Públicas Para a Juventude” com as mais de mil propostas, desejos, interesses, necessidades e denúncias produzido por boa parte da juventude sãomiguelense. Demanda esta, entregue ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ao Poder Executivo e ao Poder Judiciário. Trata-se de um trabalho essencial e necessário para a criação do futuro.

O “Programa SMA e a Juventude”, cujo “Ponto de Encontro” é o antigo prédio da Secretaria da Educação, consequência da ação dos jovens, com base em suas demandas – desde a juventude, portanto -, é o espaço para a realização de Ações e Projetos desenvolvidos pelos sujeitos e sujeitas da “Rede de Solidariedade de Atores Sociais e Culturais da Juventude” coordenada pela Equipe Técnica do Programa e pelos atores das ações que preveem, como objetivo comum, último e fundamental, o envolvimento de todos os integrantes no fomento à discussão, ao estudo, à reflexão e à ação: a formação de sujeitos-sócio-históricos promotores de ações capazes de construir as estruturas necessárias para possibilitar a reprodução e o desenvolvimento humano e social do sujeito – direta ou indiretamente pertencente à comunidade sãomiguelense – em seus diversos aspectos como humano e vivente.

Para tanto, se divide em “Núcleos”: o Núcleo Pensamento e Comunicação e o Núcleo Conscientiz-ação. Dos Núcleos partem as “Ações” – oficinas de artes, pedagógicas, de reflexão, de expressão, ações culturais, políticas, sociais, esportivas, econômicas realizadas em nosso Ponto de Encontro, em escolas e em diferentes cantos da cidade, além da participação em locais de direito e em outros movimentos, coletivos e ações na cidade e fora dela.


SMA_JUV


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>